AS CINCO FASES DA PERDA





Muitas vezes enfrentamos situações de perdas que mexem com a nossa cabeça: perda de um ente querido, perda de um emprego, perda de um sonho/oportunidade que estava nas nossas mãos e escapou. 

CONHECER O COMPORTAMENTO DA MENTE HUMANA É FUNDAMENTAL PARA COMPREENDERMOS QUE O QUE SENTIMOS É NORMAL E ACEITARMOS O PROCESSO.


Elisabeth Kubler Ross publicou em 1969 um estudo com os famosos "Cinco Estágios do Luto".

1. NEGAÇÃO:

São mecanismos de defesa temporários e que começam logo após a perda. "Não é possível que isso tenha acontecido". AINDA NÃO PARECE REAL, PARECE QUE FOI UM SONHO RUIM. Buscamos argumentos para nos convencer de que não aconteceu.

2. RAIVA:

QUANDO NÃO CONSEGUIMOS MAIS NEGAR A PERDA, PASSAMOS A TER SENTIMENTOS DE RAIVA, REVOLTA E INVEJA (DEPENDENDO DA PERDA). Nossa mente costuma reagir dessa forma à impossibilidade de negar o ocorrido. Expressamos raiva e somos agressivos com quem está perto, mas na verdade a raiva tem como origem a perda e não as pessoas.

3.BARGANHA:

A raiva sempre passa. Quando vamos recuperando nossa calma, começamos um processo "racional" de negociar com nossas emoções. Tentamos encontrar motivos, justificativas, culpados. TENTAMOS COMPREENDER OS MOTIVOS PELOS QUAIS HOUVE A PERDA.

4. DEPRESSÃO:

Trata-se de uma etapa evolutiva de real CONSCIÊNCIA DA PERDA. Ao perceber que negar ou sentir raiva não resolveram o problema, tendemos a sentir de fato a dor da perda. Já não reagimos de forma exagerada, mas a sensação de dor é intensa. 

5.ACEITAÇÃO:

Momento no qual existe a consciência da perda, mas sentimos paz e ACEITAMOS NOSSA LIMITAÇÃO para lidar com o que já aconteceu. Entendemos que perdas acontecem, nos ensinam, nos fazem evoluir. E que não há outra forma de lidar com ela que não aceitá-la e seguir em frente.

As fases não são 100% separadas uma das outras. Tampouco, nem todas as pessoas experimentam todas as fases em todo tipo de perda. Mas compreender este ciclo nos ajuda a aceitar que somos humanos com sentimentos e que passamos por processos.

Que os enfrentemos com amor e paciência.

E que possamos sempre evoluir com cada obstáculo em nosso caminho.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Unknown

0 comentários:

Popular Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...