CUIDADO: OS PERIGOS DAS DIETAS MUITO RESTRITIVAS




Hoje em dia percebemos um movimento muito forte do “TUDO OU NADA”. Temos uma geração de pessoas (de várias idades) que estão assumindo ESTILOS DE VIDA MUITO EXTREMOS E RADICAIS com relação a treino e alimentação. 

Claro que este tipo de opção é uma ESCOLHA DE CADA UM. Somos todos livres para vivermos de acordo com nossas crenças e objetivos. No entanto, O IDEAL É QUE SE FAÇA UMA REFLEXÃO bastante profunda sobre “o que queremos”. “por que queremos” e “quais os caminhos que mais nos servem”.

E esta discussão não é trivial.

Muitas pessoas que seguem uma dieta muito restrita por muito tempo criam uma obsessão absurda por comida. A RESTRIÇÃO CONSTANTE MEXE COM A NOSSA MENTE e “cria” traços não usuais de comportamento
. Este traço se manifesta, principalmente, quando chegamos aos nossos objetivos.

Sentimos, neste momento, que merecemos ser recompensados por toda a restrição. AS CONSEQUÊNCIAS SÃO MUITAS:

(i) nossa relação com a comida não é saudável,
(ii) criamos o famoso efeito sanfona,
(iii)agredimos nosso organismo com momentos de muita privação seguidos de momentos de exagero. 


E mais: comer muito após um longo tempo em restrição podem levar a um ganho de peso excessivo, além de causar danos ao nosso metabolismo.

PARA A NOSSA MENTE, O PROBLEMA PODE IR ALÉM: depressão ou casos de desordens relacionadas à própria imagem (como vigorexia). No longo prazo, UM ESTILO DE VIDA EXTREMO PODE NOS CANSAR e nos fazer abandonar e demonizar o estilo de vida “dieta + treino”.

TEMOS QUE APRENDER COM OS CORREDORES DE LONGA DISTÂNCIA.

O caminho é longo e queremos percorre-lo inteiro e da melhor forma possível. Nada adiante fazermos o melhor tempo nos primeiro 5 km e perdermos a força de seguir em frente. 

Por mais atrativos que sejam os resultados de uma dieta muito restritiva, a atenção tem que ser muito maior. Se for o seu caso, CONVERSE COM SEU NUTRICIONISTA, avalie os riscos de cada caminho. 
Mas lembre-se: O EQUILÍBRIO É SEMPRE UMA ÓTIMA PEDIDA!

Fonte: artigos e breakingmuscle.com
 


Compartilhar no Google Plus

Sobre Unknown

0 comentários:

Popular Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...