OS DIVERSOS TIPOS DE YÔGA



A prática de Yôga se popularizou absurdamente nas últimas décadas. O que por um lado é bom (já que significa que mais pessoas estão praticando), por outro lado acaba confundindo muito as pessoas. São muitos tipos de Yôga, ensinados de muitas formas e em diversos níveis de qualidade (atenção com a sua escolha).

Por isso, convidamos um amigo muito especial, O professor LUCAS RIBEIRO, para escrever sobre os mais populares tipos de Yôga ensinados no Brasil.



"Muito se fala sobre Yoga hoje em dia. Essa palavra, de origem sânscrita, carrega em si uma infinidade de significados. Com o passar dos anos, o Yoga foi inserido em muitas culturas re-significando seu conceito inúmeras vezes.

HÁ QUEM DIGA QUE O YOGA E O UMA CIÊNCIA OU UMA ARTE, UM ESTILO DE VIDA O. Dentro das inúmeras traduções, o conceito mais utilizado é o de união. Essa união se da através de uma INTERAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES NÍVEIS DE ENTENDIMENTO QUE VOCÊ TEM SOBRE SI MESMO. Esses níveis abrangem tanto o corpo físico, o corpo das emoções e o espiritual. “CORPO, MENTE E ALMA”.

Um verdadeiro caminho prático para o crescimento pessoal.

Há diferentes maneiras de se praticar o Yoga. A mais disseminada aqui no ocidente é o que chamamos de Hatha Yoga ou o Yoga do corpo físico. Através das posturas e da respiração, o praticante vai conhecendo os limites de seu corpo, descobrindo suas travas, suas limitações, DESENVOLVENDO PACIÊNCIA E TOLERÂNCIA. Inúmeros estilos ou escolas se desenvolveram dentro dessa linha do Yoga. Estilos que variam a maneira com que você monta sua prática, através da permanência nas posturas, a respiração, a fluidez entre os asanas e por ai vai.

Entres esses estilos, seguem alguns mais conhecidos:

HATHA YOGA (YOGA TRADICIONAL)

Neste estilo, a pratica e mais centrada na permanência e na respiração profunda. São menos asanas, porem trabalhados com mais profundidade. Desse estilo, que nasceram todos os outros.


VINYASA




Vinyasa quer dizer SINCRONIA DA RESPIRAÇÃO COM MOVIMENTO. E uma prática dinâmica, PARA AQUELES QUE APRECIAM MAIS O MOVIMENTO DO QUE A PERMANÊNCIA. O praticante vai fluindo entre os asanas, montando uma espécie de dança entre eles, e junto com a respiração, desenvolve coordenação, concentração, resistência física e clareza mental. Essa pratica trabalha mais intensamente o aparelho cardiorrespiratório e soma força e flexibilidade com maior profundidade.


ASHTANGA

AshtangaVinyasa Yoga é um estilo vigoroso de yoga onde EXECUTA-SE UMA SÉRIE FIXA DE POSTURAS. Esta série é conduzida por uma respiração sussurrante (UjjayPranayama) que aumenta a concentração, o calor e a oxigenação do cérebro. A RESPIRAÇÃO É SINCRONIZADA COM CADA POSTURA E ISSO GERA UM FORTE FLUXO DE ENERGIA QUE AJUDA NA DESINTOXICAÇÃO DOS MÚSCULOS E ÓRGÃOS INTERNOS. Essas toxinas são eliminadas através da transpiração e da urina. Esse estilo fluido desenvolve grande flexibilidade, força e concentração. Alguns mestres descrevem essa prática como Meditação em Movimento. “Faça sua prática e tudo virá” PatthabhiJois.


B.K.S Iyengar é um importante mestre desse século, que desenvolveu um método que tem como principal característica o alinhamento e a precisão na execução das posturas (asanas). O MÉTODO UTILIZA COMO RECURSO OS "PROPS" QUE SÃO EQUIPAMENTOS COMO BLOCOS DE MADEIRA OU EVA, ALMOFADAS, CADEIRAS, CINTOS E TUDO QUE FOR NECESSÁRIO PARA AJUDAR O ALUNO A REALIZAR AS POSTURAS COM SEGURANÇA E CONFORTO. Essa técnica desenvolve uma profunda e duradoura consciência do corpo e facilita o fluxo da energia através do alinhamento.


KUNDALINI YOGA

A Kundalini Yoga é uma ciência milenar sobre a ARTE DE LIDAR COM A EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA, ACORDANDO E FAZENDO SUBIR A ENERGIA KUNDALINI pelo canal da espinha vertebral, atravessando e ativando os centros de energia denominados de chakras.

Essa realização é feita misturando e unindo PRANA (energia cósmica) com APANA (energia de eliminação) gerando assim uma pressão que força a subida da Kundalini através da coluna utilizando-se ANAYAMAS (Exercícios respiratórios), BHANDAS (contrações corporais), KRYIAS (jogos completos de exercícios) e utilizando-se ASANAS (posturas), MUDRAS (gesticulação com mãos, dedos e braços) e MANTRAS (palavras cantadas).


O IMPORTANTE E CONHECER AS CARACTERÍSTICAS DE CADA ESTILO, E ESCOLHER AQUELA QUE COMBINE COM SEU PERFIL. Todas as linhas trabalham com o intuito de alinhar suas ações. Através da pratica física, observar sua mente, abrindo espaço para integrar aquilo que nasce a partir do coração, ate sua concretização material.

AGIR DE ACORDO COM SEUS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS".



Lucas Ribeiro



Além de ser um ser humano com o coração incrível e, o Lucas tem a seguinte formação:

Teacher Training em Vinyasa pelo Yoga Tree em San Fracisco -CA/ 2009. Formando pelo Premananda Yoga School - Pedro Franco / 2015.
Ayuvedic body Therapy na California College of Ayurveda -Sacramento / 2009. (Abhyanga, Marma Therapy, Basti e Facial).
Curso de massagem ayurvedica no Naradeva Shala - Erick Schultz / 2008.

Trabalha atualmente no Yoga Flow, Naam Yoga, Santoshi Yoga e Bodytech.





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