QUER SURFAR MELHOR?! PRATIQUE YOGA!




Hoje temos uma convidada muito especial: @veronica_anton !

E o tema é fantástico: benefícios da prática de Yoga para surfistas. A verdade é que a prática de Yoga e o Surf carregam muito em comum. Ambos são esportes nos quais a paciência e a superação são companheiros de longa data.Ambos permitem que o praticante conheça melhor a si mesmo. Ambos são esportes extremamente naturais. São estilos de vida.


Então nada melhor do que saber como um deles pode ajudar o outro!

Quer surfar melhor?! Talvez o caminho seja praticar Yoga!

"Já é bem comum atletas ou praticantes de esportes radicais praticarem yoga com a finalidade de melhorar seu desempenho. No surf temos vários exemplos.

Esportes desse tipo exigem uma preparação especial com o corpo, no que diz respeito à estabilização e à resistência muscular, afim de prevenir lesões e ou acidentes.

Porém para obter cada vez MELHORES RESULTADOS neste esporte, também é necessário um BOM GRAU DE CONCENTRAÇÃO E CONEXÃO ENTRE CORPO E MENTE, com ambos funcionando em harmonia.

Por isso, antes de encarar qualquer tamanho de onda, prepare seu corpo e sua mente! Alongue-se e respire de forma lenta e profunda. Leve sua atenção para seu estado mental antes de entrar no mar.


Observe e sintonize-se.


No mar irá precisar não somente de um corpo preparado, mas também de uma mente mais focada.


Alguns benefícios da pratica de yoga:


  1. Melhora da coordenação motora;
  2. Corrige os desequilíbrios do corpo que são causados pelo treinamento repetitivo, pelo fato de alguns músculos serem trabalhados em excesso e outros nem tanto, em função da disposição do atleta em cima da prancha;
  3. Diminui o stress produzido por pressão em função do alto nível de exigência;
  4. Fortalece a musculatura dorsal e pélvica;
  5. Em caso de lesão é possível uma recuperação mais rápida uma vez que, o corpo como um todo, fibras musculares, tendões e ligamentos permanecem mais flexíveis e alongados, para quem pratica yoga regularmente;
  6. Os exercícios respiratórios da pratica de yoga aumentam a capacidade respiratória e consciência da respiração. O alto nível de oxigênio no sangue melhora a resistência e o rendimento e a recuperação, além de contribuir com uma melhor capacidade de ficar embaixo d´agua (tomando uma série na cabeça!
  7. Yoga ajuda a desenvolver a capacidade de concentração e foco, aumentando a força e confiança em si mesmo diante do desafio e nas próprias atitudes.




É COMUM O ATLETA ASSOCIAR O MOMENTO EM QUE TÁ NA ONDA COM UM ESTADO MEDITATIVO, E ISSO ESTÁ CORRETO.


Nessa hora é você, a prancha e a onda, tudo se torna uma única coisa, sem sobrar espaço pra nenhuma outra distração, e isso é o estado da mente durante a meditação.


Limpo, focado, presente!!





Você leva o Yoga contigo onde quiser.  Toda pratica das posturas pode ser feita antes ou depois de uma sessão. Não requer nenhum equipamento, além do seu corpo, mente e respiração.

Melhor, você ainda pode usar a sua prancha como auxilio para execução de alguma postura".

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