4 MANEIRAS DE LIDAR COM O STRESS NO DIA A DIA



O stress faz parte da vida de grande parte da população. Praticamente todos nós já passamos ou vamos passar (mais de uma vez, inclusive) por situações de stress. Seja por conta do trabalho, de problemas de família ou do conjunto de atividades que temos que lidar no dia a dia.

O STRESS TEM A VER COM A PERCEPÇÃO DE POUCO OU NENHUM CONTROLE SOBRE AS SITUAÇÕES. É como se nos sobrecarregássemos de tal forma que, em algum momento, começássemos a entrar em pânico por
acreditar que não conseguimos mais dar conta de todas as tarefas ou das pressões que a vida nos impõe.

À medida que nossa mente vai perdendo força, nosso organismo sofre mudanças fisiológicas sob o stress:

(i) Aumento da frenquência cardíaca;
(ii) Aumento da pressão sanguínea;
(iii) Aumento da glicemia;
(iv) Corpo fica alerta;

O que é ainda mais crítico é que quando estamos em estados de estresse, tendemos a apelar para VÁLVULAS DE ESCAPE. PROCURAMOS ALTERNATIVAS PARA DESCARREGAR A QUANTIDADE DE ENERGIA ACUMULADA no nosso sistema nervoso central. Estas válvulas de escape podem ser positivas como correr ou praticar exercícios.

No entanto, a maior parte de nós acaba recorrendo a HÁBITOS QUE PODEM, INCLUSIVE, AUMENTAR O CICLO DO STRESS: BEBIDAS ALCOÓLICAS EM EXAGERO, COMIDAS NÃO SAUDÁVEIS EM EXAGERO, BRIGAS DESNECESSÁRIAS, ETC.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 RECURSOS PARA EVITARMOS E DIMINUIRMOS O STRESS NAS NOSSAS ROTINAS:

1. APRENDA A DIZER NÃO!



RECEBER MAIS DO QUE PODEMOS AGUENTAR É PRATO CHEIO PARA O STRESS. Aprenda a dizer não na sua vida pessoal e profissional, sempre que possível. Existe um limite de sobrecarga para nosso organismo e nossa mente. Quando percebemos que estamos próximo dele, o ideal é que saibamos dizer não.

Aqui O IMPORTANTE É TANTO SABER EM QUAIS SITUAÇÕES PODEMOS DIZER NÃO, QUANTO SABER COMO DIZER O NÃO.


2. EVITE PESSOAS QUE TE TIRAM DA CASINHA!



Se alguém constantemente tira você do sério, repense a presença desta pessoa na sua vida. NÃO SE SINTA MAL EM PROTEGER A VOCÊ MESMO EVITANDO OU MESMO CORTANDO ALGUMAS PESSOAS DA SUA ROTINA.

Muitas vezes, nas nossas vidas, estamos mais sensíveis. Nestes momentos, é importante nos permitirmos evitar determinadas pessoas ou situações. Lembre-se: SEMPRE PONHA A MÁSCARA DE OXIGÊNIO PRIMEIRO EM VOCÊ. Do contrário, você não será útil para ninguém.


3. DOMINE O SEU AMBIENTE!

DOMINE TUDO O QUE POSSA SER DOMINADO.

Se a TV te deixa irritado, não assista, desligue. Se o trânsito te deixa maluco, encontre alternativas de horários ou meios de transportes. Se seguir a sua dieta te deixa louco, prepare as refeições com antecedência e não dê sopa ao azar.

A verdade é que muita coisa na que nos estressa na nossa rotina pode ser alterada. Algumas delas demandam um esforço maior, mas outras são simples. PARE, REFLITA E SE REORGANIZE!






O DESCONTENTAMENTO COM SEU PRÓPRIO CORPO OU SAÚDE PODEM TE LEVAR A UMA ESPIRAL DE STRESS. Funciona assim: você não está satisfeito com seu corpo; ao mesmo tempo, você não consegue criar uma rotina de exercícios ou iniciar uma dieta; a questão com seu corpo volta ainda mais forte na sua mente te deixando ansioso e estressado; você se lembra de que não está nem tentando, o que aumenta o seu stress e adiciona um tempero de pensamentos negativos com relação a sua própria capacidade de melhorar.

O bom é que a solução é simples: basta CRIAR UM PLANO DE TREINOS E DIETA QUE SEJAM FEITOS PARA VOCÊ E QUE SEJAM POSSÍVEIS DE SEREM SEGUIDOS.

Uma vez com o plano pronto, você deve PENSAR EM 1 COMPROMISSO POR VEZ.

Não pense no quanto falta para o seu objetivo final. Pense no que você deve fazer com relação à dieta e ao treino hoje e o que você deve deixar preparado para amanhã. Cada dia é um dia. 

DESTA FORMA, VOCÊ ASSUME O DOMÍNIO SOBRE O PROCESSO, O QUE TE DÁ SEGURANÇA E TRANQUILIDADE, EVITANDO ESTRESSES DESNECESSÁRIOS.

Não apenas isto, mas um estilo de vida saudável favorece o bom funcionamento do seu organismo.

Ainda, com um plano em mãos, vale não se esquecer do seguinte:

(a) Durma o tempo ideal e com qualidade;
(b) Evite cafeína, cigarros, álcool e drogas recreativas;
(c) Evite alimentos processados e açúcar refinado;

AH, ACOMPANHAR SITES QUE DISSEMINAM UM ESTILO DE VIDA POSITIVO E SAUDÁVEL TAMBÉM AJUDA! ;)


Fonte: psycologytoday.com
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