5 ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR NA SUA DIETA!



Todos nós sabemos da importância de uma dieta bem feita. Conquistar o corpo dos seus sonhos nunca será possível se, em conjunto com atividades físicas intensas, você não tiver um plano alimentar adequado.

Nesse sentido, é importante evitar alguns erros baseados em crenças antigas, que podem jogar fora todo o nosso esforço nos treinos:


1. EVITAR GORDURA!



Apesar da molécula de gordura ser conter mais calorias que uma molécula de proteína ou de carboidrato, a gordura tem um papel importante e indispensável no nosso metabolismo. Ela é essencial, por exemplo, para a devia absorção de várias vitaminas que precisa da gordura para serem metabolizadas (como a A, D, E e K).

A gordura também provê ácidos linoléicos, os quais são importantes, mas nosso corpo não produz. Por isso, alimentos como abacate, castanhas ou peixes são opções muito valiosas para a composição de uma boa dieta!

2. BANIR ALGUNS ALIMENTOS

É certo que alguns alimentos possuem mais benefícios do que outros. No entanto, A MANIA QUE TEMOS DE TAXAR ALIMENTOS DE BONS OU RUINS É UM ERRO EM SI MESMO. É UM SIMPLIFICAÇÃO IRREAL E QUE PODE PREJUDICAR OS NOSSAS GANHOS.

Os alimentos devem ser considerados dentro de uma dieta como um todo. Um alimento pode não fazer parte de um determinada dieta porque na composição final, ele não faz sentido. Isto não significa que estes alimentos podem ser classificados fora de um contexto. O bacon, por exemplo, é uma opção interessante para as dietas PALEO, apesar de ser rejeitado em praticamente todas as outras dietas!

Ainda, banir completamente um alimento da sua vida pode ter consequências indesejadas em termos de “desejo”. Ficamos tão obcecados com um determinado alimento que em algum momento exageramos e comemos demais. Além disso, a privação total nunca é tão saudável para a nossa mente.

3. CONFIAR APENAS EM MULTI-VITAMÍNICOS



Apesar das pílulas de multi vitamínicos serem atraentes pela praticidade, elas devem ser utilizadas como um complemento e não como a “grande esperança”. Os valores que precisamos em termos de vitaminas e minerais não cabem em uma única capsula.

Além disso, JAMAIS PODEMOS DESPREZAR AS FONTES NATURAIS DE VITAMINAS OU ACREDITAR QUE AS FONTES QUÍMICAS PODEM SUPRIR ADEQUADAMENTE OS ALIMENTOS NATURAIS. A diferença, em termos de saúde e resultados, de optarmos por fontes naturais de vitaminas é ABSURDA!

4. SER GUIADO PELAS CALORIAS!



Antigamente, quando se queria saber sobre uma dieta, a primeira pergunta que se fazia era: QUANTAS CALORIAS VOCÊ CONSOME?

A QUANTIDADE DE CALORIAS INGERIDAS É UMA VARIÁVEL IMPORTANTE, MAS DEIXOU DE SER O PRINCIPAL “NORTE” DE UMA DIETA. Uma dieta e 3000 calorias baseada em gordura trans é muito diferente de uma dieta com a mesma quantidade calórica, mas baseada em alimentos naturais, gorduras boas, proteínas magras e carboidratos com baixo índice glicêmico.

Este é um dos motivos pelos quais O TRABALHO DO NUTRICIONISTA É CADA VEZ MAIS IMPORTANTE E MAIS COMPLEXO. Contar calorias não é suficiente para elaborar um plano alimentar eficiente.

5.  ACREDITAR EM PRODUTOS MILAGROSOS!

Existem milhares de ótimos produtos no mercado que podem te ajudar a queimar calorias e perder peso. Mas NÃO EXISTE NENHUM PRODUTO SEQUER QUE SEJA MILAGROSO E QUE RESOLVERÁ A SUA SITUAÇÃO DE FORMA FÁCIL E RÁPIDA.

TER ESTA CONSCIÊNCIA LHE PERMITE ECONOMIZAR TEMPO E DINHEIRO. Com um bom plano e com os produtos e alimentos certos, você vai alcançar qualquer corpo que desejar. Mas isto tem um preço: disciplina, consciência e determinação.

Consulte um bom nutricionista e monte um plano alimentar pensado para o seu organismo. Feito isso, será questão de tempo e de hábito conquistar alcançar o seu objetivo.

Quer saber mais de nutrição?! Clique AQUI para ver os outros artigos!


Fonte: mensfitness.co.uk
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