5 HÁBITOS PARA COMBATER A ANSIEDADE E VIVER MAIS FELIZ!



Quem acompanha o Equilíbrio Urbano sabe o quanto para nós É IMPORTANTE CUIDAR DA NOSSA MENTE, evitando energias e pensamentos negativos desnecessários e criando as melhores condições para vivermos de forma plena e feliz.

Dentro desse contexto, emerge cada vez com mais força um grande vilão da nossa mente: a ansiedade. Vivemos em um mundo onde tudo muda muito rápido e tudo é para agora. STRESS, ANSIEDADE E FRUSTRAÇÃO PODEM NOS LEVAR A PROBLEMAS SÉRIOS SE NÃO TOMARMOS CUIDADO (veja aqui nosso artigo com dicas sobre como lidar com o stress no dia a dia).

Da mesma forma que existem hábitos para cuidar do nosso corpo, EXISTEM HÁBITOS IMPORTANTES QUE PODEM CUIDAR DA NOSSA MENTE. Separamos 5 práticas simples para manter nossa mente feliz e saudável:

1. LIDE COM AS SITUAÇÕES DA VIDA DE FORMA OBJETIVA!

Por algum motivo, SEMPRE QUE UMA COMPLICAÇÃO INESPERADA SURGE, NOSSAS MENTES SÃO TREINADAS PARA PREVER O PIOR CENÁRIO POSSÍVEL. Segundo psicólogos evolucionistas, isto é uma espécie de mecanismo de defesa. A verdade é que a “criação” desses cenários é irracional. Em geral, não há base para sustentar que os piores cenários são os mais prováveis. E o pior: assim que sua mente projeta cenários negativos, seu organismo começa a liberar cortisol e a entrar em estado de stress.

TREINE SEU CÉREBRO PARA AVALIAR CADA SITUAÇÃO A PARTIR DE CRITÉRIOS OBJETIVOS. Números, fatos, medidas. Nada de “achômetros”. Não deixe sua mente brincar com hipóteses. Para ajudar, já escrevemos um artigo relacionado ao controle dos pensamentos aqui!

2. TREINE SEU CÉREBRO PARA TOMAR DECISÕES!



Não importa se a decisão é simples ou complexa. Momentos de tomada de decisão geram ansiedade. Já percebeu que tem gente que fica mal só de ter que decidir onde comer hoje à noite?! Muitas decisões pequenas podem gerar grandes desconfortos.

O lado positivo é que tomar decisões rapidamente é questão de hábito e de prática. No começo você tem que se forçar, mas logo estará tomando todas as decisões quase que imediatamente (o cérebro é uma máquina incrível). UMA SUGESTÃO É TER CLAROS QUAIS OS CRITÉRIOS MAIS IMPORTANTES PARA VOCÊ NAQUELE MOMENTO: preço, distância, qualidade, ambiente, etc. A partir dai, é uma mera questão de se acostumar a escolher.

ATENÇÃO: a vida é muito ampla e cheia de opções. ERRAR FAZ PARTE. Grande parte da dificuldade em se decidir é não aceitar uma escolha que não seja a melhor ou que seja errada. Calma. Vai pra cima e tire sempre o melhor proveito de cada experiência. ACEITE MAIS!

3. TENHA UM DIÁRIO DE CONQUISTAS!



Muitas vezes na vida, principalmente quando enfrentamos momentos difíceis, tendemos a acreditar que não somos bons o suficiente ou que nada dá certo para nós. Quando isto acontece, existe uma estratégia certeira: relembrar conquistas e desafios superados. O ponto é que nos momentos complicados a sua mente pode bloquear estas lembranças. Por isto, TER UM CADERNO OU UM ARQUIVO COM AS SUAS CONQUISTAS É FUNDAMENTAL PARA REFORÇAR NA SUA MENTE O QUÃO CAPAZ VOCÊ É. Relembrar momentos de vitória nos enche de Ânimo para enfrentar qualquer dificuldade.

“E muitas vezes na vida, não se trata de ser forte, mas de sentir-se forte”

4. TERMINE O DIA VIBRANDO ALTO!



TERMINE O DIA AGRADECENDO. Sabe aquela imagem de uma criança ajoelhando e rezando antes de dormir?! Não precisa rezar e nem ajoelhar. Mas tirar este momento para agradecer pela sua vida, por respirar, por ter alimentos, amigos e desafios fará toda a diferença para a sua saúde mental.

ESTA É UMA MANEIRA SIMPLES E PRÁTICA DE LEMBRA-SE TODOS OS DIAS DE QUE VOCÊ TEM INÚMEROS MOTIVOS PARA SER GRATO. Mais do que isso. Vários estudos têm demonstrado que agradecer tem consequências fisiológicas reais como fortalecimento do sistema imunológico, por exemplo.

Faça este exercício. Antes de dormir, agradeça por 5 coisas, todos os dias.

5. ENTORPEÇA SEU ORGANISMO!



Não, não estamos falando de drogas ilícitas ou álcool. É POSSÍVEL “ENTORPECER” O SEU ORGANISMO COM DIVERSAS SUBSTÂNCIAS NATURAIS QUE TE AJUDAM A VIVER MAIS FELIZ, RELAXADO E DISPOSTO. Os exemplos mais famosos são a endorfina, serotonina, oxitocina, dopamina!

E como você faz para liberá-los?! PRATICANDO ESPORTES, FAZENDO AMOR, SORRINDO, VIVENDO, CONVERSANDO COM SEUS AMIGOS, TENDO BONS MOMENTOS. NÃO É MERA COINCIDÊNCIA QUE SÃO OS TEMAS PRINCIPAIS DO EQUILÍBRIO URBANO (ESPORTES, SEXO, RELACIONAMENTOS E ENERGIA POSITIVA).

Ao invés de ficar esperando algo te fazer sentir-se melhor, você pode literalmente buscar a sua felicidade. Abrace mais, dê beijos mais longos, corra, puxe ferro, nade, dance, faça muito amor!

SEJA O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA SUA FELICIDADE!



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