MOTIVAÇÃO PARA O ESPORTE: 5 TRUQUES DAS PESSOAS DE SUCESSO!



Todos nós estamos cansados de saber dos benefícios de praticar esportes.  Aqui nós sempre focamos em como o ESPORTE É ESSENCIAL PARA MANTERMOS O EQUILÍBRIO ENTRE CORPO E MENTE, ALÉM DE SERVIR DE VÁLVULA DE ESCAPE PARA TODO STRESS QUE ACUMULAMOS NO DIA A DIA.

Mas vamos ser honestos: NEM SEMPRE É FÁCIL NOS MANTER MOTIVADOS. Tão importante quanto ter um bom plano de treinos e uma boa alimentação é saber se motivar e conseguir manter o foco mesmo quando o cenário não é favorável.

A psicologia já cansou de deixar claro que a motivação que funciona é aquela que vem “de dentro”. Por isso, preparamos uma lista com 5 truques para manter a motivação por uma vida e não apenas por um mês:


1. ORIENTE-SE POR METAS OBJETIVAS!



“Eu quero pegar mais peso no supino”, “eu quero perder peso” ou "eu quero correr mais rápido" são metas, mas são metas fracas. Elas não querem dizer muito. É difícil manter a motivação quando as metas não são concretas e objetivas.

“Eu quero levantar 110 kg no supino”, “eu quero perder 15 kg” ou "eu quero baixar meu tempo nos 10K em 3 minutos" são metas melhores. Elas ficam ainda mais apuradas se colocarmos um prazo realista: “eu quero levantar 110 kg no supino em 4 semanas” ou  “eu quero perder 15 kg em 4 meses” ou "eu quero baixar meu tempo nos 10K em 3 minutos nos próximos 4 meses".

Veja, A META NÃO PODE SER MUITO VAGA. Quero ter “um corpo incrível” é vago. O que é um corpo incrível para você?! QUANDO TRADUZIMOS UMA IMAGEM QUE ESTÁ NA NOSSA MENTE EM CRITÉRIOS OBJETIVOS E COM PRAZOS FICAMOS APTOS A PODER MONTAR UMA ESTRATÉGIA PARA CHEGAR LÁ.
  
ATENÇÃO: é importante ter metas, mas CUIDADO PARA NÃO SE TORNAR O “NÓIA DAS METAS”! Temos que aceitar o fato de que existem metas que não vamos alcançar, ou não da forma como imaginávamos em um primeiro momento.  E não, isto não significa que fracassamos. Os ventos mudam, assim como nossos desejos e planos.

LEMBRE-SE QUE MESMO AS FALHAS SÃO OPORTUNIDADES INCRÍVEIS DE APRENDIZADO E MUITAS VEZES SEREM DE BASE PARA NOSSAS GRANDES CONQUISTAS!

2. REVISE SUAS METAS MENSALMENTE (OU ATÉ SEMANALMENTE)!

Imagine que quando estabelecemos nossas metas, imaginamos um determinado cenário. Acontece que a vida muitas vezes nos engole (trabalho, família, contas, tarefas, etc).

FAZ PARTE! DEVEMOS TER A CONSCIÊNCIA DE QUE NÃO PRECISAMOS ABANDONAR AS METAS PORQUE AS COISAS ESTÃO DIFÍCEIS. Podemos, apenas, reajustá-las.  Mas é complicado trabalhar com as nossas metas de forma eficiente enquanto dirigimos ou tomamos banho.

Por isso, aqui vai uma sugestão que pode transformar a sua vida: CRIE UM COMPROMISSO SEMANAL COM VOCÊ MESMO PARA SENTAR E REAVALIAR AS SUAS METAS. Com base no seu diagnóstico, faça alterações na sua estratégia.

OS VENTOS MUDAM E VOCÊ MUDA COM ELES. NÃO É PORQUE OS VENTOS MUDARAM QUE VOCÊ VAI ABANDONAR TUDO, CERTO?!

3. NÃO TENHA MEDO DE VARIAR!



Esta frase parece estranha, não?! Mas a verdade é que A MAIOR PARTE DE NÓS MORRE DE MEDO DE VARIAR, DE TROCAR, DE TENTAR O NOVO. O que queremos dizer com isso é que se não está fácil encontrar motivação para ir à academia fazer aquele mesmo treino de sempre, por que não tentar variar os esportes?!

Por que não tentar nadar, fazer calistenia no parque, jogar basquete com amigos ou simplesmente trocar o tipo de treino?! Nós temos uma tendência de tentar manter o que já deu certo. É natural. Se já tivemos bons resultados com treinos de 4x8, temos receio de mudar o estilo do treino e não termos resultados ou de perdermos o que já temos.

A EXPERIÊNCIA MOSTRA QUE, NA PRÁTICA, VARIAR ESPORTES E ESTÍMULOS SÓ TRAZEM BOAS EXPERIÊNCIAS E BONS RESULTADOS.

Trocar o seu treino por 6 meses não significa abandonar o antigo para sempre. São nessas mudanças que nos permitimos nos apaixonar por coisas diferentes e reencontrar aquela motivação de acordar cedo pra suar.

Da mesma forma, não tenha receio de trocar de academia se o clima não for bom. Tem academias que são muito cheias, academias que parecem desfile de moda, enfim. Encontre uma academia na qual você se sinta parte e que te motive a ser melhor.

4. FAÇA SER MAIOR DO QUE VOCÊ!


Não sabemos como isso vai soar, mas a verdade é que treinar por treinar, principalmente com fins apenas estéticos, é raso. E POR RASO QUEREMOS DIZER QUE É DIFÍCIL SE MOTIVAR POR UMA VIDA INTEIRA APENAS QUERENDO IMPRESSIONAR AS OUTRAS PESSOAS NA PRAIA.

Faça não ser apenas por você, faça ser algo maior. Ao invés de se colocar na frase “eu treino por mim”, experimente dizer “EU TREINO PARA PODER VIVER MAIS E TER MAIS TEMPO PARA EXISTIR COM QUALIDADE NESTA VIDA COM MEUS FILHOS E NETOS”.

Sente como a motivação fica muito mais poderosa?!

Nada contra querer estar bem na praia (nós mesmos queremos). Mas mudar a perspectiva para além de nós mesmos pode ser crucial para nos motivarmos por uma vida!

5. QUEIRA DE VERDADE!


Artigos como este podem te ajudar a dar um gás ou recuperar uma motivação perdida. Podemos te ajudar a recuperar sua vontade de fazer diferente. Mas NO FINAL DO DIA O QUE CONTA É O QUANTO VOCÊ REALMENTE QUER OU NÃO.

Saiba por quais motivos treinar é importante para você. Por que treinar vai deixar a sua vida melhor?


SER CAPAZ DE MELHORAR SUA SAÚDE, SUAS FUNÇÕES E SEU CORPO É, NO FUNDO, UM GRANDE PRIVILÉGIO. A MAIOR PARTE DAS PESSOAS APENAS SONHA COM ISSO. NO ENTANTO, SÓ DEPENDE DE NÓS MESMOS E DE MAIS NINGUÉM.


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