COMO APROVEITAR MELHOR AS SUAS REFEIÇÕES, SER MAIS SAUDÁVEL E MAIS FELIZ! Com hábitos simples



As redes sociais estão repletas de informações relacionadas à dieta. O que comer, quando comer, menos carbos, mais gorduras, X gramas de proteínas por kg, ovo, chia, sem glúten.

Queremos propor um abordagem diferente. O tema do post de hoje é "como melhorar a sua digestão", independente de qual seja o "nome" da sua dieta. ANTES DE PENSAR EM SUCOS DETOX, VALE SABER UM POUCO MAIS SOBRE COMO NÃO INTOXICAR O SEU ORGANISMO.

A ideia aqui não é "bitolar" as pessoas. Ninguém precisa seguir 100%. Nós não seguimos. Mas TER O CONHECIMENTO ADEQUADO É IMPORTANTE PARA ENCONTRARMOS O EQUILÍBRIO NA NOSSA ALIMENTAÇÃO, DE FORMA SAUDÁVEL E FELIZ. Sem procurar soluções milagrosas antes de prestarmos atenção no básico.


1. MASTIGAÇÃO

A maior parte das pessoas começa a intoxicar o seu corpo já na mastigação. Entenda o que queremos dizer: EXISTEM ALIMENTOS QUE SE NÃO FOREM MUITO BEM MASTIGADOS NÃO SERÃO DIGERIDOS DEVIDAMENTE. Esta "parte" do alimento que não é digerida atrapalha todo o processo digestivo, gera gases e azia. Na boca, a saliva começa a digerir os carboidratos. Ok, mas O ESTÔMAGO E O INTESTINO PRECISAM DOS ALIMENTOS BEM TRITURADOS PARA DIGERIR PROTEÍNAS E GORDURAS. Acreditem ou não, os dentes possuem uma função para além da estética.

A verdade é que uma mastigação correta evita grande parte dos problemas de gases ou gastrites. Ainda, mastigara corretamente os alimentos PERMITE QUE SEU ORGANISMO PERCEBA QUE ESTÁ SACIADO ANTES DE VOCÊ ESTAR "CHEIO", sabe?! Isto significa aproveitar melhor os nutrientes e ingerir menos alimentos. Já parou pra pensar que grande parte da quantidade que você coma seja devido à velocidade com que ingere os alimentos e não com uma real "fome"?

2. PALADAR!

Ao mastigar com mais calma, você passa a sentir melhor os sabores dos alimentos. SE COMER É UM PRAZER, ISTO SE DEVE AO SABOR DOS ALIMENTOS. DO CONTRÁRIO É UM VÍCIO. Pelo sabor dos alimentos percebidos pela língua, o estômago e o intestino já começam a preparar as enzimas corretas. A digestão flui de forma natural e eficiente.

Prazer e pressa não combinam. Nem na mesa e nem na cama. Se quer ter prazer comendo, esqueça a pressa e saboreie com consciência os seus alimentos.

3. MEDITAÇÃO

Deu pra perceber que para nos alimentarmos corretamente precisamos de auto-controle. Não pode haver pressa. NÃO PODE HAVER ANSIEDADE. É PRECISO TRANQUILIDADE E AMOR POR VOCÊ MESMO. Alimentar-se passa a ser uma verdadeira prática de meditação. Uma forma de aproveitar o agora e esquecer-se dos problemas.

4. ALIMENTAÇÃO NATURAL

Um dos maiores vilões do nosso sistema digestivo são ao alimentos processados. Nosso corpo sofre para transformá-los em nutrientes. Ao contrário, ALIMENTOS NATURAIS - E EM GERAL CRUS - SÃO MUITO MELHOR RECEBIDOS E DIGERIDOS. Frutas, legumes, brotos, verduras, grãos. Mesmo as dietas carnívoras devem ser baseadas nestes alimentos. Ninguém precisa ser vegetarianos ou vegano, se não quiser. Nós mesmos não somos. Mas compreender a importância dos alimentos naturais e o veneno presente nos alimentos processados é fundamental para uma vida plena, saudável e feliz.

5. LÍQUIDOS DURANTE A REFEIÇÃO

A lógica é simples. LÍQUIDOS PREJUDICAM A CAPACIDADE DO NOSSO ORGANISMO DIGERIR ALIMENTOS ATRAVÉS DE SUAS ENZIMAS. Dificultando o processo de digestão, naturalmente vamos colher menos nutrientes a partir dos alimentos ingeridos. E NOSSO SISTEMA EXCRETOR SERÁ SOBRECARREGADO. Nada em excesso faz bem: nem mesmo água junto com as refeições (ok, um jantar com bom vinho, quem resiste?! Mas de repente dá pra trocar aqueles 600 ml de refrigerante no almoço de terça-feira).


Fonte: "ALIMENTAÇÃO DESINTOXICANTE para ativer o sistema imunológico", Conceição Trucom.

TENHA UMA VIDA FANTÁSTICA!!!

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