DO FISICULTURISMO PARA O TRIATHLON: AS MUDANÇAS NAS DIETAS DA MARI E DO VITOR! Escrito por Julia Engel



Fiquei muito feliz em ser consagrada a nutricionista do casal nesta nova fase! Sair do bodybuilding direto para o triathlon é uma enorme mudança! Muita gente pode achar que é fácil, pois, afinal, eles já eram atletas e apenas mudaram o esporte, mas não é bem assim...



Posso dizer que a vantagem deles já serem atletas é disciplina adquirida! Isso já me ajuda muito a ter a segurança de que eles conseguem seguir o programa proposto. Agora, em relação a fisiologia do exercício, as mudanças são muito fortes e a nutrição tem que acompanhar essas mudanças.



Como nutricionista, tenho que me preocupar em fornecer o que o organismo precisa naquele momento para que haja uma melhor performance. Nesta nova atividade, há mudança no tipo de fibra muscular envolvida no exercício, muda também a demanda metabólica e o substrato energético utilizado... essas adaptações serão de extrema importância para a evolução do casal nas provas.

Acredito que a maior "preocupação nutricional" para um atleta de triathlon tem que ser em relação à recuperação muscular e recuperação de glicogênio (hepático e muscular) pós treino (diferente do foco de um bodybuider). Isso será fundamental para o treino do dia seguinte e prevenção de lesões. Com este foco, temos que mudar totalmente os horários e as distribuições dos macronutrientes no dia (carboidrato, proteína, gordura).

Foi exatamente este trabalho que começamos a fazer! Eles me olharam assustados quando mudei os horários da ingestão de carboidratos aumentando esta ingestão à noite! Sim! Agora a maior quantidade de carbos na dieta deles é na parte da noite, pois é este o horário final de um treino importante.

A dieta tem que acompanhar o estilo e os horários do treino, mas nem por isso eu deixei de focar em redução de gordura corporal. Mais que um fator estético, a perda de gordura será muito bem vinda neste esporte e proporcionará a evolução da performance.

A largada foi dada! Agora é se evoluir nos treinos, pois a energia está garantida!

Bons treinos!


Júlia Engel
Nutricionista Esportiva
Além de ser nossa nutricionista, Júlia vai contribuir para o site com conteúdos sobre nutrição.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Unknown

0 comentários:

Popular Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...