EMPATIA (OU SOBRE A IMPORTÂNCIA DE NOS COLOCARMOS NOS SAPATOS DOS OUTROS)



Empatia é colocar-se no lugar do outro. É observar o mundo, ou uma determinada situação, sob outros olhares.

Isto não é simples porque pressupõe que nós, por um momento, abandonemos tudo aquilo em que acreditamos e tentemos analisar uma situação considerando outros critérios, outra forma de pensar, outro repertório de vida.


Serve em mesas de negociação nas quais colocar-se no lugar da outra parte pode lhe ajudar a entender a estratégia que foi escolhida, bem como quais seriam os interesses por trás de cada argumento (ou porque algo aparentemente insignificante é tão importante para o outro).

Serve para todos os relacionamentos na vida porque muitas vezes machucamos outras pessoas por não nos colocarmos no lugar delas. Ou simplesmente por não fazer o esforço de tentar compreender porque aquela pessoa agiu de determinada maneira. Será que aquela pessoa teve a intenção de nos machucar? Teve a intenção de ser folgada com a gente?! Ou tinha apenas um outro entendimento acerca do que poderia ser feito?! Ou tentou apenas fazer algo de positivo baseado em outras experiências, outras perspectivas? 

Isto é importante porque pode definir qual a nossa reação a um acontecimento desagradável. Para não sermos injustos e causarmos um mal, cabe o exercício da empatia. Do contrario, algumas ações nossas podem ficar marcadas pra sempre nas nossas mentes. E na dos outros.

Ser empático, como quase tudo na vida, é questão de hábito e de treino. Exige, antes de tudo, ter a intenção de viver de forma menos egoísta e mais harmônica.

TENHA UMA VIDA FANTÁSTICA!!!

Curtiu este artigo?!

Que tal dar uma forcinha e nos ajudar a espalhar nossas mensagens e nosso projeto?! Precisamos de vocês! Curte, compartilha, mostra para os amigos, critique, elogie, faça parte!

E para ficar cada vez mais próximo do Equilíbrio Urbano, segue a gente nas redes sociais:




                                                 SNAPCHAT: EQUILIBRIOURB 
Compartilhar no Google Plus

Sobre Mariana Maria

0 comentários:

Popular Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...