LIGADA NO 220! Como Tess Abreu concilia sua rotina de empreendedora com a sua paixão pelo esporte!



Sempre falamos aqui o quanto o esporte ajuda na vida, inclusive no trabalho. A verdade é que ninguém consegue fugir de ter que trabalhar, mas isto não significa que precisamos abandonar tudo aquilo que amamos. Isto não significa que não dá tempo de praticar esportes e ser mais feliz.

Esta semana vamos começar uma coluna nova aqui. Vamos buscar perfis de pessoas que trabalham e praticam esportes em alto nível! E para uma estréia fabulosa, apresentamos a gatíssima Tess Abreu! Ela é empreendedora, possui duas empresas de alimentos (@adorobrownie e @biofoodbrasil ) e não abre mão de batalhar também pelas endorfinas em sua rotina de treinos: compete em Wakeboard, pratica ginástica olímpica e treina musculação todos os dias. Além de ser viciada nas @bravusraces ! Ufa... vai dizer que você aí também não transpirou só de ler tudo isso?!

Abaixo, ela conta como faz para conciliar treinos e business, como lida com a "falta de tempo", o que o esporte significa pra ela e mais!


1. QUAL A SUA PROFISSÃO? HÁ QUANTO TEMPO ESTÁ NO MERCADO? QUAL SUA CARGA HORÁRIA SEMANAL?

Sou empresária. Tenho uma loja de brownies e estou começando um segundo negócio, de snacks saudáveis. Atuo na área há 4 anos. Antes disso trabalhava cono atriz. Como sou dona do meu negócio tenho horários flexíveis. Mas também por esse motivo tem muitas vezes que trabalho até as 22h, 23h, finais de semana... Principalmente quando tenho eventos, que chego a trabalhar 15h por dia.

2. QUAL(IS) ESPORTE(S) PRATICA? HÁ QUANTO TEMPO? 

Passei por vários esportes na vida. Capoeira, ballet, dança, yoga, circo, netball (esporte típico da Nova Zelandia). Atualmente pratico musculação (há 15 anos), wakeboard (há 5 anos), ginástica olímpica (há 3 anos, sendo que quando criança pratiquei por 5 anos) e ando de snowboard há 10 anos, mas só nas férias. Tenho começado a correr e fazer diversos treinos funcionais também.



3. QUAL A FREQUÊNCIA DE TREINAMENTO?

Musculação todos os dias, ginástica olímpica 2 vezes por semana e wake 1 ou 2 vezes por semana.

4. DISPUTA COMPETIÇÕES? QUAIS TIPOS?

Disputo competições de wakeboard, mas basicamente por hobby, e participo de quase todas as Bravus Races.



5. QUAIS AS SUAS MAIORES CONQUISTAS NO ESPORTE?

A sensação de recompensa. Seja em uma manobra nova, pelo excesso de treino e seriedade com que levo o que faço, seja com um resultado no físico. Saber que você atingiu sua meta dentro daquilo que lhe é possível e que te faça de fato feliz.


6. QUAIS AS SUAS MAIORES CONQUISTAS PROFISSIONAIS?!

Ser reconhecida pelas minhas criações sendo que há pouco tempo eu nem imaginava que seria capaz de montar um negócio do zero e ainda ser bem sucedida.

7. COMO VOCÊ CONCILIA ESPORTES E PROFISSÃO?

Acordo cedo e durmo tarde! Não tem jeito. Musculação faço às 7h e as demais atividades a noite ou aos finais de semana. Treino todos os dias, sem descanso.



8. DE ACORDO COM A SUA EXPERIÊNCIA, QUAIS HÁBITOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA CONCILIAR ESPORTES E PROFISSÃO?!

Pode parecer contraditório com o que falei acima, mas descanso é fundamental. O sono é um aliado importante para recuperação e progresso. E saber ouvir o corpo é muito importante nessas horas. Muitas vezes por excesso de treino ou trabalho chego à exaustão e me permito um ou dois dias sem fazer absolutamente nada.

9. NA SUA OPINIÃO, COMO PRATICAR ESPORTES IMPACTA NO SEU DESEMPENHO PROFISSIONAL?

Sinceramente? Já cancelei muitas reuniões para não perder meu treino de ginástica olímpica. Eu dou prioridade aos treinos quando sei que posso remarcar reuniões. De certa forma, o treino impacta sim, mas nada que não seja contornável. E o contrário (perder um dia de treino para uma reunião) teria um impacto muito maior, na minha opinião, pois este não tem remarcação, você apenas perdeu. Vejo principalmente que as pessoas colocam culpa no trabalho para não praticarem atividade física quando a culpa é delas próprias e da falta de motivação delas.





10. QUAIS CONSELHOS VOCÊ DARIA PARA QUEM TEM DIFICULDADE DE CONCILIAR TREINO E TRABALHO (UTILIZANDO-SE, EM GERAL, DOS ARGUMENTOS DE "NÃO TENHO TEMPO", "NÃO TENHO COMO")?  

Encontre alguma coisa que você realmente ama fazer e que vai te dar vontade de acordar uma ou duas horas mais cedo para ela. Nada que você se sinta obrigado a fazer terá uma duração considerável. A atividade física tem que ser prazerosa, pois ela tem que ser para a vida toda! Se você enche o saco rápido das coisas, procure uma a cada mês, mas não desista! Sempre recomendo fazer cedo, a primeira coisa do dia, porque a margem para desculpas fica muito menor e o seu corpo está 100% recarregado de energia. Não consegue acordar cedo de jeito nenhum? Insista por duas semanas e você ficará impressionado como o seu corpo se acostuma! Nas minhas épocas de atriz eu acordava às 9h. Quando abri empresa achava que ia desmaiar nos treinos das 6:30.... E hoje não consigo me imaginar acordando sem treinar cedinho!

11. COMO VOCÊ FAZ PARA "DESCONECTAR" A SUA MENTE DO TRABALHO E PODER FOCAR NO TREINO (DURANTE O TREINO)? 

Por muito tempo eu levava o celular e ficava respondendo emails. O que acontecia? O treino demorava mais e eu não focava nos exercícios. Hoje eu deixo o celular em casa. Mas sejamos sinceros, tem vezes que não dá mesmo para parar de trabalhar e então eu pego o celular e vou resolvendo coisas na esteira ou transport. O que percebo também é que nos treinos que exigem mais técnica ou apresentam riscos, como no wakeboard, não há margem para pensar em outra coisa. Esportes nos quais você está em contato com a natureza também ajudam bastante a desconectar.




12. QUAL A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE NA SUA VIDA?

Eu respiro esporte desde que nasci. Não viveria sem.



 
TENHA UMA VIDA FANTÁSTICA!!!

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