A PROCURADORA TRIATLETA! Como Marília Fregonesi concilia trabalho e esporte em altíssimo nível!



Esta coluna semanal tem o objetivo de servir de motivação e inspiração para que as pessoas percebam que é possível trabalhar e praticar esportes em alto nível. Mais do que isso, que praticar esportes é uma maneira fantástica de melhorar o rendimento e a produção no trabalho.

A nossa entrevistada da semana se encaixa perfeitamente no nosso conceito de Equilíbrio Urbano. Marília Fregonesi ( @lilafregonesi ) é Procuradora do Estado do Tocantins e atleta de Triathlon. Quer mais?! Ela coleciona títulos, sendo, inclusive, vice-campeã do Ironman 70.3 Foz do Iguaçu e classificada para o mundial deste ano que acontecerá na Austrália.

Na entrevista, a Marília conta como faz para conciliar sua mega rotina de treinos com o trabalho e como o esporte ajuda na sua carreira profissional.



1. QUAL A SUA PROFISSÃO? HÁ QUANTO TEMPO ESTÁ NO MERCADO? QUAL SUA CARGA HORÁRIA SEMANAL? 

Sou Procuradora do Estado do Tocantins há 8 anos. Minha carga horária varia de acordo com o volume de processos que recebo. Geralmente, trabalho de 11h as 19h, com intervalo de uma hora pra almoço. Mas dependendo da quantidade e da complexidade dos processos, fico mais tempo no trabalho.

2. QUAL(IS) ESPORTE(S) PRATICA? HÁ QUANTO TEMPO? 

Pratico triathlon há 2 anos e faço musculação. Mas desde criança, sempre pratiquei alguma atividade física, por influência dos meus pais, que são praticantes e amantes dos esportes.

3. QUAL A FREQUENCIA DE TREINAMENTO?

Treino todos os dias, sendo natação de segunda a sexta, corrida quarta e sexta e bike terça e quinta. Nos finais de semana, geralmente tem um duathlon no sábado e um treino longo de bike ou corrida no domingo. Faço musculação duas vezes por semana, por paixão e para fortalecimento da musculatura, que é fundamental para o desempenho no triathlon.



4. DISPUTA COMPETIÇÕES? QUAIS TIPOS?

Gosto de participar de provas de triathlon e de corrida. Costumo fazer tanto short triathlon (750m natação/20km de bike/5km de corrida) como o long distance (1900m natação/90km de bike/21km de corrida). Na corrida, gosto das provas de meia maratona.

5. QUAIS AS SUAS MAIORES CONQUISTAS NO ESPORTE (NÃO PRECISAM SER TROFÉUS OU TÍTULOS)?

A minha maior conquista com o esporte foi adotar um estilo de vida saudável e equilibrado, e, principalmente, desenvolver a autoconfiança.

Como sou competitiva e bastante dedicada a tudo o que faço, acabei me destacando no esporte e conquistando alguns títulos, dentre os quais:
IRONMAN 70.3 FOZ DO IGUAÇU 2015 - 2 LUGAR NA CATEGORIA FEMININO 30-34 E CLASSIFICAÇÃO PARA O CAMPEONATO MUNDIAL DE TRIATHLON 70.3 NA AUSTRÁLIA, a ser realizado em 04/09/2016.

CHALLENGE TRIATHLON FLORIANÓPOLIS 2015 - (1900m natação/90km de bike/21km de corrida) - 2 LUGAR NA CATEGORIA FEMININO 30-34 E 8 LUGAR GERAL FEMININO

SESC TRIATHLON PALMAS/TO - short triathlon - anos 2014 e 2015 - 1 LUGAR NA CATEGORIA FEMININO 30-34

MEIA MARATONA GOLDEN FOUR ASICS BRASÍLIA - MEDALHA TOP 20 FEMININO NOS ANOS DE 2014 E 2015.



6. QUAIS AS SUAS MAIORES CONQUISTAS PROFISSIONAIS?!

Minha maior conquista profissional foi passar no concurso de Procuradora do Estado, em segundo lugar, logo quando saí da faculdade. Fui a Procuradora mais nova aprovada no concurso do Tocantins, com 23 anos de idade.


7. COMO VOCÊ CONCILIA ESPORTES E PROFISSÃO?
Tanto a rotina esportiva quanto a profissional são puxadas, por isso, acordo bem cedo para poder garantir os treinos de triathlon antes de começar a cuidar dos meus processos, porque depois que entro no trabalho não tenho horário certo para sair. é fundamental, ainda, ter uma alimentação equilibrada e adequada para proporcionar a pratica de todas as atividades com bom humor e energia.


8. DE ACORDO COM A SUA EXPERIÊNCIA, QUAIS HÁBITOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA CONCILIAR ESPORTES E PROFISSÃO?!

Primeiro, é preciso gostar do que se faz, tanto no esporte quanto na profissão. O esporte para mim é um hobby e uma terapia, por isso faço com prazer. Acredito que para conciliar as duas coisas, é indispensável disciplina, organização, dedicação e força de vontade. O dia passa muito rápido, por isso, se você não se organizar para poder aproveitar o tempo, a rotina vai ficando estressante e frustrante, ja que não vai conseguir fazer tudo o que programou, não vai fazer bem nem uma coisa nem outra.


9. NA SUA OPINIÃO, COMO PRATICAR ESPORTES IMPACTA NO SEU DESEMPENHO PROFISSIONAL?

A pratica de esportes libera endorfina, o hormônio do bem estar. Por isso, acredito que, como começo o dia praticando atividades físicas, me sinto bem mais disposta para o trabalho, com o corpo mais esperto e a mente mais fresca, estimulando a produção intelectual, essencial para a minha profissão.




10. QUAIS CONSELHOS VOCÊ DARIA PARA QUEM TEM DIFICULDADE DE CONCILIAR TREINO E TRABALHO (UTILIZANDO-SE, EM GERAL, DOS ARGUMENTOS DE "NÃO TENHO TEMPO", "NÃO TENHO COMO")?

Eu aconselharia essas pessoas a tentarem sair da zona de conforto, a organizarem melhor a logística do dia a dia para encaixar a pratica de atividade física na rotina, porque, com certeza, os benefícios proporcionados serão superiores aos supostos sacrifícios que a pessoa terá para iniciar a atividade. Eu garanto que, quando o corpo acostumar com uma rotina mais saudável, vai ser difícil retroceder para a vida sedentária. Sem contar que o ritmo e a disposição para o trabalho e para qualquer outra atividade serão incomparavelmente melhores.


11. COMO VOCÊ FAZ PARA "DESCONECTAR" A SUA MENTE DO TRABALHO E PODER FOCAR NO TREINO (DURANTE O TREINO)? 

Para que as modalidades do triathlon sejam desempenhadas com sucesso, é necessário muita concentração. Por isso, sempre procuro concentrar na atividade que estou fazendo, observando cada movimento e buscando a melhor técnica, pensando em alguma prova que pretendo fazer ou em algum desafio pessoal. No entanto, as vezes me pego pensando em uma solução jurídica para um determinado processo durante os treinos de triathlon, rsrsrs.




12. QUAL A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE NA SUA VIDA?

O esporte ja faz parte da minha rotina, do meu estilo de vida. Ele é o meio que encontrei para manter a minha mente e o meu corpo saudáveis, e, ao mesmo tempo, possibilita o convívio social e a integração com pessoas que adotam um estilo de vida parecido com o meu. Hoje eu não consigo me imaginar em uma vida sedentária e, por isso, agradeço a Deus diariamente pela minha saúde e por saber que, através do esporte, eu inspiro muitas pessoas a praticar algum tipo de exercício físico. 


***

 TENHA UMA VIDA FANTÁSTICA!!!

Curtiu este artigo?!

Que tal dar uma forcinha e nos ajudar a espalhar nossas mensagens e nosso projeto?! Precisamos de vocês! Curte, compartilha, mostra para os amigos, critique, elogie, faça parte!

E para ficar cada vez mais próximo do Equilíbrio Urbano, segue a gente nas redes sociais:




SNAPCHAT: EQUILIBRIOURB
Compartilhar no Google Plus

Sobre Mariana Maria

0 comentários:

Popular Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...