FARINHA DE BETERRABA: PARA QUE?? Por Julia Engel



Quando o casal veio até o meu consultório em busca de performance em seu primeiro Triathlon (que ocorreria em pouquíssimo tempo), usei todos os recursos para aumento de performance que tínhamos a disposição (para ler o texto da Julia sobre a dieta que ela montou para nós clique aqui). Um deles foi a “saturação de beterraba” com o objetivo de aumento do consumo de nitrito diariamente. Usei a farinha (que é a beterraba em pó) simplesmente pela praticidade, visto que a quantidade a ser ingerida diariamente devia ser um pouco alta. Mas afinal, por que tanta beterraba?


A beterraba é uma excelente fonte de nitrito. O nitrito, no organismo, pode ser reduzido gerando óxido nítrico e, por esta razão, a alta ingestão diária pode ser utilizada como um excelente recurso ergogênico para a atividade.O óxido nítrico é uma substância essencial para a fisiologia “normal” do corpo e a sua carência é refletida em queda do desempenho na atividade física. Ele está envolvido em muitas reações, dentre as quais vale destacar: vasodilatação, angiogênese, aumento da captação de glicose, contração muscular e função mitocondrial.

Como consequência bastante positiva para performance,o aumento da ingestão de nitrito (vinda de alimentos) resultaria em: melhora do VO2 Max,perda de gordura (pelo aumento da função mitocondrial) e hipertrofia (pela angiogênese e melhora da captação de glicose).
Outras boas fontes de nitrito, que também poderiam contribuir com todos os benefícios acima são algumas folhas verde escuras, como o espinafre e o agrião, por exemplo.

Estando a alimentação garantida, foque nos treinos e os resultados virão!


Agora que você já conhece os benefícios da farinha de beterraba, que tal experimentar uma receita de pré-treino poderoso, energético e delicioso, feito com ela? 

Então vamos lá!

PANQUECA DE BETERRABA COM BANANA E COCO

Ingredientes:

2 C/S cheias de farinha de beterraba
5 claras
1 banana
1 C/S de coco ralado sem açúcar 
Canela a gosto

Preparo: 

Misturar todos os ingredientes no liquidificador;
Preaqueça uma frigideira antiaderente (deixe-a beeem quente!), despeje a massa com a ajuda de uma colher de maneira uniforme na frigideira. Abaixe o fogo e tampe;
Vire se quiser deixar os dois lados mais sequinhos, ou se preferir uma massa mais cremosa retire do fogo e sirva.



BOM APETITE E BONS TREINOS!!!



Júlia Engel
Nutricionista Esportiva
Além de ser nossa nutricionista, Júlia escreve conteúdos sobre nutrição para o Equilíbrio Urbano.
juliengel.com.br





Compartilhar no Google Plus

Sobre Mariana Maria

0 comentários:

Popular Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...