MÉDICA, "IRONWOMAN" E KONA! Como Flávia trabalha e treina em alta performance!



Esta semana acontece o Ironman Floripa, prova tradicional, super aguardada e disputada! Pra quem não está familiarizado, as distâncias são 3,8 km de natação no Mar, 180 km de bike e 42 km de corrida (sim, uma maratona inteira só pra terminar!).

E por isso escolhemos para a nossa coluna de "inspiração" uma companheira de equipe que vai disputar a prova e que arrebenta na vida profissional e no esporte. A Flávia é médica e trabalha, em média, 60 horas por semana. Isso não a impede de cumprir com seus treinos para o Ironman.


Quer mais?! Em 2014 ela ficou em segundo lugar no Ironman Floripa, garantindo vaga pra Kona! NA entrevista, ela conta um pouco mais de como como faz pra conciliar esportes e profissão, ambos em altíssimo nível!



1. QUAL A SUA PROFISSÃO? HÁ QUANTO TEMPO ESTÁ NO MERCADO? QUAL SUA CARGA HORÁRIA SEMANAL?

Eu sou médica, sou formada há 09 anos, depois disso fiz clínica médica e endocrinologia. Minha carga horária varia muito, tem semana q trabalho mais a noite, algumas semanas menos, acredito q em torno de 60 horas/ semanais.

2. QUAL(IS) ESPORTE(S) PRATICA? HÁ QUANTO TEMPO?


Eu sempre pratiquei esporte, nadava quando eu era criança e adolescente. Comecei a correr na faculdade, e há mais ou menos 4 anos comecei a pedalar e juntei os três. Então hoje em dia eu faço Triathlon, mas de vez em quando participo de algumas corridas de rua.




3. QUAL A FREQUENCIA DE TREINAMENTO?


Treinamento diário, intercalando os treinos de bike e corrida. Em alguns dias temos os dois (treino de transição). Tento nadar pelo menos 3 x por semana, e musculação também 3x na semana.


4. DISPUTA COMPETIÇÕES? QUAIS TIPOS?


Eu já participei algumas vezes de triathlon olimpico, mas minhas distâncias favoritas são o Ironman 70.3 e Ironman. Fiz 02 Ironman´s em 2014, Florianópolis e Havai. E participei 3x no long distance Pirassununga. Gosto também de corridas de rua, em Rio Preto, sempre que é possível. Também já fiz 03 maratonas.


5. QUAIS AS SUAS MAIORES CONQUISTAS NO ESPORTE (NÃO PRECISAM SER TROFÉUS OU TÍTULOS)?

De longe, O SEGUNDO LUGAR NA CATEGORIA 30-34 EM FLORIPA, NO IRONMAN, QUE ME RENDEU A VAGA PARA KONA, que foi também muito bom só de conseguir terminar. Fiquei muito feliz com meu resultado no long distance Pirassununga ano passado, consegui fazer sub 5 horas, e ainda fiquei em 3 lugar geral.


Uma grande conquista tb , foi ter completado a maratona Mizuno Uphill, uma prova linda, mas bem dificil.




6. QUAIS AS SUAS MAIORES CONQUISTAS PROFISSIONAIS?!

Vixe, essa é difícil, eu diria que a maior conquista e conseguir fazer a diferença na vida de algumas pessoas. Nem sempre como médico a gente consegue ajudar, mas quando você consegue salvar uma vida ou modificar, acaba marcando.


Na emergência e na UTI atendemos muitos pacientes, mas as perdas e os ganhos sempre marcam.


7. COMO VOCÊ CONCILIA ESPORTES E PROFISSÃO?

Quando eu fazia residência, eu abdicava muito dos meus horários livres para ajudar os outros, fazendo plantões, trabalhando. Quando terminei, decidi que os dias de treino (terça, quarta e quinta ) seriam para mim, e que nesses horários não trabalharia. 

Isso foi muito importante, porque você às vezes deixa de fazer uma coisa importante para você pelos outros, e eu tive que botar um limite em mim. Senão só trabalharia. 

As vezes não é fácil, muitas vezes saio de um plantão noturno ou diurno de 12 horas e vou direto treinar. Tento nadar no horário de almoço, mas nem sempre consigo. Muitas vezes treinei sábado a noite sozinha (os longões de corrida), mas minha sorte e que sempre tive o apoio dos amigos e do meu namorado. Então não ficava sozinha na represa.



8. DE ACORDO COM A SUA EXPERIÊNCIA, QUAIS HÁBITOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA CONCILIAR ESPORTES E PROFISSÃO?!


Acho que rotina, principalmente. Estabelecer os horários livres para encaixar a atividade física. E tentar não mudar isso.


9. NA SUA OPINIÃO, COMO PRATICAR ESPORTES IMPACTA NO SEU DESEMPENHO PROFISSIONAL?


Eu acredito que melhora meu desempenho profissional, quando você consegue se superar no esporte, você leva isso para sua vida, e você sabe que pode se superar na profissão também.


10. QUAIS CONSELHOS VOCÊ DARIA PARA QUEM TEM DIFICULDADE DE CONCILIAR TREINO E TRABALHO (UTILIZANDO-SE, EM GERAL, DOS ARGUMENTOS DE "NÃO TENHO TEMPO", "NÃO TENHO COMO")?

Acho q a primeira coisa e descobrir qual esporte a pessoa gosta, fica muito mais fácil se dedicar, quando você faz por prazer e não por obrigação. 


E se organizar, todo mundo tem tempo para fazer uma atividade, não adianta colocar culpa nos filhos e no trabalho. Quando você quer, você consegue.




11. COMO VOCÊ FAZ PARA "DESCONECTAR" A SUA MENTE DO TRABALHO E PODER FOCAR NO TREINO (DURANTE O TREINO)?

Tenho que prestar atenção no que estou fazendo, por exemplo na corrida, prestar atenção na técnica, no pace. 


Na bicicleta, no caminho, buracos. Fica fácil esquecer o trabalho!!


12. QUAL A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE NA SUA VIDA?

O esporte sempre esteve na minha vida, fiquei parada uns seis meses, e parecia q faltava alguma coisa. 

O esporte e um dos meus lazeres, me traz paz, desestressa, me trouxe amigos, reencontrei pessoas. 


Acho q todos deveriam ter isso


Curtiu este artigo?!

Que tal dar uma forcinha e nos ajudar a espalhar nossas mensagens e nosso projeto?! Precisamos de vocês! Curte, compartilha, mostra para os amigos, critique, elogie, faça parte!

E para ficar cada vez mais próximo do Equilíbrio Urbano, segue a gente nas redes sociais:



 SNAPCHAT: EQUILIBRIOURB
Compartilhar no Google Plus

Sobre Unknown

0 comentários:

Popular Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...