A SOLUÇÃO SIMPLES E PODEROSA PARA COMBATER A SUPERFICIALIDADE DAS RELACOES

Vivemos em uma época na qual as relações -todas elas, não apenas as amorosas - vivem uma superficialidade assustadora. E esta superficialidade leva a relacionamentos frágeis e àquela famosa sensação de "vazio".

Grande parte desta superficialidade vem da maneira pela qual nos comunicamos. De um lado, costumamos falar demais. A maior parte de nós gosta muito de falar porque isto nos alivia e nos coloca, de certa forma, no centro das atenções (ainda que apenas de uma conversa).

Mas o ponto central está na pessoa que ouve. ATENÇÃO: A SUPERFICIALIDADE DAS RELAÇÕES RESIDE SEMPRE EM QUEM OUVE. Isto porque ouvir não é suficiente. Ficar ali, parado, como um bom ouvinte, pode aliviar a tensão de quem precisa falar, mas não aprofunda a relação. Sabe o que também não é suficiente?! Dar a sua opinião. É importante, mas não é suficiente e nem fundamental.



Sabe o que mais falta!? Uma pergunta simples: "POR QUE?". Perguntar genuinamente o PORQUÊ daquilo que foi falado força quem está se comunicando a explorar o assunto. A descer um nível de profundidade. A explorar os reais interesses, as reais emoções, os reais sentimentos e motivos que estão por trás de tudo aquilo que é falado.

Quando o ouvinte demonstra interesse naquilo que lhe é falado, naturalmente a relação ganha em profundidade.

E uma maior profundidade leva a um maior respeito, a uma maior união, a uma maior sensação de "compreensão".

Em um mundo no qual nos sentimos cada vez mais sozinhos e distantes de todos, passa a ser fundamental que nos esforcemos para extrair o máximo de cada conversa, de cada mesa de bar, de cada desabafo de um amigo, de cada simples DR.

Na próxima vez que for conversar com sua esposa, seu amigo, seu colega de trabalho que precisa desabafar, olhe no fundo dos olhos deles. Assuma uma postura corporal de quem tem interesse naquilo que é dito. E explore os assuntos. Pergunte. Perguntar é muito mais importante do que dar a sua opinião.


E você, acha que faz sentido?! Por que?! ;)
Compartilhar no Google Plus

Sobre Unknown

0 comentários:

Popular Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...