OUTUBRO ROSA: A MELHOR FORMA DE PREVENIR O CÂNCER É LEVAR UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL! Por Dra. Valeska do Carmo

Estamos no mês de outubro e o mundo volta os olhares à prevenção do câncer de mama, câncer com maior incidência hoje no Brasil entre as mulheres e com altas taxas de mortalidade. Apesar de falarmos muito em detecção precoce onde conseguimos atingir altos índices de cura, podemos fazer, o que eu sempre digo, "a nossa parte" e evitar a instalação do câncer de mama. 



Tudo bem, eu sei que o câncer de mama tem "caráter genético", mas vamos entender melhor isso: todo câncer (não apenas o de mama) é decorrente de uma mutação genética, mas esta pode ser herdada (quando recebemos essa herança genética de nossos pais e que não pode ser modificada) ou adquirida (esta nós temos o poder de modificar). 

Sabemos que o mundo moderno nos traz vários obstáculos onde nós mulheres ficamos mais expostas aos riscos do câncer de mama: engravidamos cada vez mais tarde - quando o fazemos- pois a sociedade cobra que sejamos cada vez mais ativas no âmbito profissional; amamentamos por pouco tempo....

Nesse "mundo moderno" acredito que esses fatores dificilmente serão modificados, está cada vez mais raro encontrarmos uma mulher que seja apenas mãe e não tenha outra profissão. Por isso devemos nos cuidar: fazer nossos exames regularmente e procurar ter uma rotina de vida saudável.

Já está comprovado que uma vida sedentária e com alimentação inadequada, rica em lipídios, e obesidade aumentam a possibilidade do desenvolvimento do câncer de mama (e de vários outros tumores também). Modificar essa realidade não é tão difícil! Um pouco de organização no seus horários e na sua rotina podem mudar a sua história de vida! Então, vamos aproveitar esse mês de outubro e começar essa mudança.

Quanto mais jovem essa mudança é instituída, maior asibilidade de proteção contra o câncer, mas mesmo as pessoas que já tiveram o diagnóstico de um câncer vão se beneficiar com essas mudanças, reduzindo os riscos de recidivas. O que eu fal poso em fazer a nossa parte consiste em:

1- realizar atividade física aeróbica pelo menos cinco vezes na semana, numa intensidade de moderada à intensa, por 40 - 50 minutos;
2- alimentar-se de forma saudável: dieta rica em verduras, legumes, frutas e baixa ingestão de gorduras (não costumo proibir nada, mas tudo na vida tem que ter equilíbrio).

Vamos nos empenhar em realizar essas mudanças, que são tão simples e que podem fazer uma enorme diferença nas nossas vidas

Vamos dar um NÃO ao câncer de mama!

Dra. Valeska do Carmo é Médica Oncologista formada pela UFRN, Preceptora do serviço de residência médica em oncologia clínica na FUNFARME/ Hospital de Base, Médica Oncologista da Clínica CORP e Preceptora do serviço de oncologia clínica pela Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto.

Ela também é praticante do Triathlon e aplica em sua vida os conceitos deste texto.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Unknown

0 comentários:

Popular Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...