SARDINHA: 7 MOTIVOS PARA VOCÊ CONSUMIR + RECEITA DE CROQUETE DA TESS ABREU

A SARDINHA já foi considerada "prato de segunda", mas tem ganhado cada vez mais espaço na cozinha de quem busca saúde e qualidade na alimentação. Tendo valores nutricionais melhores do que muito "peixe grande" como o Atum ou o Salmão, preparamos uma lista com 7 motivos para você apostar nesse ícone. E para coroar nosso ponto, tem receita linda e criativa da nossa Fit Chef do coração Tess Abreu de um delicioso CROQUETE!



Começamos pela receita, pra abrir o apetite!

CROQUETE

Ingredientes:
1 xícara de arroz integral cozido
6 sardinhas
1/2 cebola
1 ovo
1 colher de sopa de farinha de milho
2 colheres de sopa de parmesão (opcional)
Uma pitada de sal
Pimenta do reino a gosto
Um fio de azeite
Coentro a gosto

Preparo:

Coloque as sardinhas em um papel aluminio. Tempere com sal, pimenta do reino e um fio de azeite. Feche o alumínio e leve as sardinhas para assar por aproximadamente 20 minutos. Pique as sardinhas retirando os espinhos, se houver. Misture com os demais ingredientes. Modele os croquetes e leve para assar em forno alto por 20 minutos ou na airfryer por 15 minutos. Sirva com molho de pimenta ou outro de sua preferência!


AGORA VAMOS AOS FATOS!


1- ÓTIMA OPÇÃO PARA EMAGRECIMENTO

Apesar de ser um peixe mais calórico, a composição da sardinha é de nutrientes que aumentam a saciedade e reduzem a fome. Opte por consumi-la grelhada, na panela de pressão ou assada (como na receita da Tess :)

2 - É FONTE DE "FELICIDADE"

Rica em TRIPTOFANO, aminoácido essencial para a produção de serotonina no cérebro. E a gente ama serotonina! Ela é um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, bom-humor, sensação de felicidade. A ausência e os baixos níveis de triptofano estão associados a doenças como depressão e parkinson.

3- É RIQUÍSSIMA EM ÔMEGA-3

Diversos estudos e pesquisas já comprovaram que o consumo de ômega-3 favorece um coração saudável e previne o câncer! Uma lata de Sardinha apresenta mais de 1g dessa gordura do bem.

4- FONTE DE VITAMINA D

Já falamos aqui da importância dessa vitamina, essencial para absorção de minerais. Sabemos que a melhor forma de obtê-la é através da exposição ao Sol, que podemos suplementar ou obtê-la através da alimentação para alcançarmos os valores diários recomendados (de 400 a 1000 UI). A Sardinha oferece até 250 UI, enquanto o Ovo por exemplo entre 15 e 30 UI.

5 - PROTEÍNAS: UM PEIXE QUE ESTÁ "ALI" COM A CARNE VERMELHA

A gente tá cansado de ouvir que a carne vermelha é imbatível no quesito quantidade de proteínas. Mas a Sardinha também não está para brincadeira! Enquanto uma porção de 100g de filé mignon oferece 26 g de proteína, 100g de sardinha te proporcionam 25 g. Demais, não é?

6- CÉREBRO BEM CUIDADO

Além do triptofano mencionado acima, a sardinha também é rica em fósforo, que é bom para a memória  e vitamina B12 que auxilia as funções do sistema nervoso central.

7 - CÁLCIO... MAIS DO QUE O LEITE!


Um copo de leite de 200 ml fornece 240 mg de cálcio. Já uma lata de sardinha de 85 g, te proporciona mais de 460 mg desse mineral! Se optar pela versão assada do peixe fresco, a quantidade é de 370 mg.




Tess aprendeu a cozinhar desde cedo, com o pai Chef de Cozinha, mas foi apenas há quatro anos que decidiu deixar a carreira de atriz e abrir o seu próprio negócio. Hoje é conhecida pelas delícias que cria na sua empresa, a Tess Kitchen. Atleta desde criança, adora unir sua paixão pelos esportes à gastronomia, criando versões deliciosamente saudáveis de receitas para incorporar em nossa dieta.



Redes Sociais: 
@tessabreu
@tess.kitchen

Compartilhar no Google Plus

Sobre Mariana Maria

0 comentários:

Popular Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...